quarta-feira, 30 de março de 2011

Ser e ter, frágil laço


Mente finita, vida curta, assim é a passagem do homem pela terra. Nesse pouco tempo (veloz) que tem para construir sua história, 70 anos em média, tenta de várias maneiras, fazer o melhor. Na verdade “ser” o melhor. Tantos louros a conquistar... Formação escolar, bom trabalho, boa casa e o consumismo, são metas primárias, urgentes, até mais importantes que a vida.
Como explicar a essa criatura, feita à imagem de Deus, que ela precisa de algo mais? Ter e ser são “antônimos”, mas têm a mesma conjugação, são unidos por frágeis laços, que se rompem quando o ter supera o ser.
Chegar ao topo não significa nada, se seu coração for fútil e vaidoso, se sua beleza é o adorno exterior, ou os seus louros conquistados. Essas prioridades o farão infeliz, pois, os aplausos envaidecem, mas não alimentam espiritualmente. O homem continuará sendo só o homem, mortal, efêmero e infelizmente vazio. Essa saudade, esse vazio, só será preenchido com algo maior, eterno, o amor “ágape” que transcende e explica tudo. O lema de um clube filantrópico anuncia: “Dar de si sem pensar em si”, louvável, onde meras criaturas, brincam de ser Criador, ao invés de seguir os passos dEle.

Ilustração: Raff Ribeiro

3 comentários:

  1. Elevar-se a genialidade e a real imagem de Deus.
    Todo homem devia ser criado com o fundamento de revolucionar. Isto é acontece, quando a inteligência, bom senso e a loucura se equilibram.

    ResponderExcluir
  2. vinha pensando sobre isso hoje!confesso q fico meio intrigada pq afinal tudo é vaidade..."Dar de si sem pensar em si" é isso. é apenas disso q preciso...
    isto fica feliz em ser util!rsrsrsrs pq qm ñ vive para servir ñ serve para viver..

    ResponderExcluir